O caminho é esse mesmo seu raciocínio está correto!
Um ponto importante é quebra um pouco mais esses critérios, então, por exemplo:
1- filhote sozinho, com guia (até perceber que já está bem fácil isso para ele)
2- cão 2 sozinho, com guia (até perceber que já está bem fácil para ele)
3- filhote e cão 2 (um servindo como dificuldade para o treino do outro) , ambos com equipamentos.
4- cão 3 sozinho, com guia (até perceber que está fácil) – nesse caso ela já sabe
5- filhote, cães 2 e 3 ambos com equipamentos
6- cão 4 sozinho, com guia – nesse caso ela já não curte então não precisa
7- filhote, cães 2, 3 e 4 com equipamentos
Até aqui construímos primeiro a habilidade de cada um sozinho e depois fomos juntando eles gradativamente. Agora vamos fazer o mesmo processo, só retirando o equipamento e evoluindo o treino para todos juntos sem equipamento:
8 – filhote sozinho sem equipamento
9- cão 2 sozinho sem equipamento
10- filhote e cão 2 sem equipamento
11- filhote, cão 2 e cão 3 sem equipamento
12- filhote, cão 2, 3 e 4 sem equipamento.
Percebe? A hora de introduzir os demais é quando cada um já treinou separadamente e já consegue realizar o comportamento sem nenhuma dificuldade, e vamos colocando essa dificuldade aos poucos.
Você pode sim, fazer todo o treino com o mais novo e depois repetir com o mais velho, sem problemas, só sugerimos isso de treinar paralelamente pensando que o segundo pode acabar sendo reforçado durante esse processo e que também é a maneira mais rápida.
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade durante os treinos, só mandar aqui pra gente!
Até logo e bons treinos! =D
É só colocar em prática as orientações das nossas aulas. Temos também um desafio onde colocamos dia por dia o que precisa ser feito, caso ache melhor. Vou deixar aqui os dois links:
Aqui temos duas coisas a serem feitas, mas eu sempre faço uma primeiro e depois eu faço a segunda:
1- Meu cachorro reagiu, ou seja, não percebi a mudança que antecede a reatividade. Eu encurto a guia, assim consigo chegar mais próximo do meu cão e a partir disso seguro no equipamento que ele está vestindo, ou na coleira de pescoço ou no peitoral.
E por que? Quando eu faço isso além de estar mais próximo dele, não deixo que ele se movimente tanto (essa movimentação pode fazer com que ele se aproxime mais do estímulo ou se afaste mais do estímulo enquanto mostra agressividade o que acaba reforçando negativamente mostrar agressividade). E aí quando faço isso espero ele parar de reagir. Parou de reagir? Espero o primeiro comportamento que faça menção a se afastar do estímulo e aí solto e nos afastamos.
Importante deixar claro que isso não vai resolver o problema, o erro já aconteceu ou seja, de alguma maneira o comportamento que não queríamos já foi reforçado.
Quando isso não funciona vou para a segunda possibilidade:
2- Entã0, meu cachorro reagiu, fui lá, me aproximei dele, segurei no peitoral, e ele está escalando a agressividade. Se ele está escalando a agressividade e eu observo que não está diminuindo eu simplesmente tiro ele da situação. E essa é uma solução ruim, porque preciso entender que aqui o comportamento de reatividade está sendo reforçado.
Combinado?
Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui pra gente.
Até logo e bons treinos! =D
Ficamos felizes em tê-lo aqui já tão preocupado com a educação e o bem estar do Zion. Uma sugestão é navegar pela aba “super filhotes”, e pesquisar por “O mundo de Thela”, uma série apresentada pelo Leo mostrando exatamente todos os treinos que ele realizou com sua border super sensível Thela.
Show de bola que estão treinando com a Luna, e que deram atenção a esse ponto da motivação, de fato, é o mais importante, sem motivação dificilmente conseguimos construir algo.
– Em relação ao vídeo, analisaremos com mais detalhes na próxima sessão tira-dúvidas, que acontece ao vivo aqui no portal dia 29/05. No geral ela está bem focadinha em você, uma sugestão é aumentar a taxa de reforço do vínculo antes de entrar e depois de sair do elevador, exatamente como você fez para que ela permanecesse no senta. E também aumentar o volume dessa saída, ou seja, não precisa nem sair, o treino do dia será exatamente só essa descida e subida com ela no vínculo, sentada no elevador, esperando a liberação para sair, focada em você, tranquila e responsiva com o ambiente…
Sobre as suas dúvidas:
1- Simm! Vou deixar aqui como sugestão duas aulas bem completas que abordam esse tema e como fazemos para ter cães bem motivados com a própria alimentação. Mas a primeira instrução é exatamente retirar petiscos e outros adicionais, não faz muito sentido, pensando em construir motivação com a própria alimentação oferecer algo muito mais gostoso um tempo depois. E sim, com brinquedos também se for um objetivo seu que ela goste de algum brinquedo que hoje não ligue tanto, ex.: cabo de guerra. A aula estará bem detalhada, mas se ainda tiver algum ponto de difícil compreensão, só mandar aqui pra gente.
2- Na verdade é essa motivação bem construída e ela conectada em você que vai fazer a evolução de vocês no treino de reatividade ser ainda mais rápido.
Se for o caso de em alguma situação emergencial vocês não quiserem utilizar pesticos por conta do manejo alimentar, você pode utilizar a distância do gatilho como reforçador. Mas a ideia é que com um manejo bem construído você possa utilizar qualquer coisa que ela estará bem motivada.
A orientação mais importante na verdade para o caso de vocês: Programa Resolva Reatividade. Nele, em cada aula vamos construindo semana a semana o que precisa ser feito, começando exatamente por treinos como esse do vídeo de vocês. Além disso, ao ir assistindo e praticando você pode inclusive, criar um tópico no fórum Resolva a Reatividade e ir atualizando, assim vamos analisando os vídeos e a evolução de vocês.
3- Simmm! A ideia é ao longo dos nossos treinos irmos construindo milhares de reforçadores com os nossos cães, e que a interação com você seja um reforço, ao invés da interação com um brinquedo ser por exemplo. Uma voz mais fina pode ser reforçador, um carinho, cheirar uma grama e por aí vai…
Combinado?
Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui pra gente.
Até logo e bons treinos! =D
Além da sessão super filhotes que te dará um norte para todas as possíveis questões que envolvem essa fase.
A ideia aqui é construir primeiro nele a motivação, ou seja, vontade de treinar com você, e com a própria alimentação, sem adicionais, vendo as aulas ficará mais claro, mas ele pode inclusive aprender a recusar a própria alimentação.
Uma outra sugestão: fique à vontade para compartilhar com a gente na comunidade vídeos das sessões de treino de vocês, assim conseguimos ser ainda mais específicos ao seu caso. Combinado?
Vai nos atualizando assim que assistir se ainda restam dúvidas, se ficou claro..
Até logo e bons treinos! =D
Olá, Julia! Tudo certo?
Muiito legal ter vocês aqui no portal e ver que já estão conseguindo construir vários comportamentos.
Nossa primeira orientação: no geral nos nossos treinos, como bem colocado por você, utilizamos o clicker, ele serve mais como ferramenta de precisão, mas um marcador verbal como, “boa”, “muito bem”, “ae”, “yes”, pode substitui-lo perfeitamente 🙂
Outra sugestão se o seu clicker for aquele modelo de caixinha (geralmente os que possuem o som mais alto), e você perceber que pode ser legal treinar ele com esse novo barulho, coloca uma massinha em uma parte dentro dele, isso acaba abafando bastante o som e deixando mais fácil contracondicionar esse barulho com o Zorro.
Sobre a sociabilidade, em relação a sua descrição com cães fica difícil pra gente entender exatamente o que isso quer dizer, uma sugestão, gravar algumas interações dele e compartilhar o link da playlist do yt aqui. Pode ser que realmente ele só tenha dificuldade com cães mais eufóricos ou que esteja desconfortável em outras situações que eventualmente podem evoluir para reatividade, dentre outras possibilidades..
Sobre a relação dele com pessoas: ótimo! É bem legal vocês instruirem as visitas e assim ele ter seu espaço respeitado. Uma sugestão é evitar esse encontro direto com as visitas e consequentemente esses latidos, dificilmente cães lidam bem com esse momento (ou ficam excitados demais, ou amedrontados demais). Você pode deixar ele em um quarto, ou na caixa com um monstrinho por exemplo (e som ambiente para abafar a chegada) e quando todos já tiverem chegado, tirá-lo do cômodo e dar outro recheável. Ou sem a comida mesmo se ele ficar bem, e ao tirá-lo já emendar em um mini protocolo com as visitas.
Paralelo a isso, é legal fazer o protocolo de socialização dele com pessoas, especialmente homens, fora e dentro de casa. Se você for de SP, e quiser “pessoas modelo” pode nos encontrar aos sábados e te ajudamos nos protocolos 😉
Por fim, sobre o manejo alimentar, showw de bola que estão seguindo e já colhendo os resultados disso. Essa variação chama a nossa atenção, se vocês estão fazendo somente em treino, não é esperado.
Mas por exemplo, se ele come sempre bem no pote e em treino varia, pode ter a ver com a relação dele com o treino em si.
No geral, a orientação mais importante de todas que podemos dar é investigar com um vet clínico e comportamental essa parte gastro e um check up, isso pode ter a ver inclusive com a sensibilidade dele aos estímulos, vemos que em muitos casos que envolvem medo/agressividade, fundos clínicos estão presentes, por isso considerem esse ponto de atenção.
Combinado?
Aguardamos mais atualizações da jornada de vocês.
Até logo e bons treinos! =D
1 -> Depois, foca primeiro em construir o treino de buscar objetos.
2-> Não temos esse treino ainda, mas sua sugestão de aula está anotada 😉
3-> Sim, ele já deve saber o comando target, e nesse caso não é o comando verbal, apenas o comportamento target já é o suficiente.
4-> Não tem necessidade, ele pode fazer o comportamento de forma automática sem um estímulo claro para iniciar, porque nesse caso esse comportamento de target é o que chamamos de propedêuticos, ou seja, nos ajuda a chegar ao objetivo final.
5 -> Quando você já vê o seu cão executando o comportamento de maneira bem orgânica, bem fluída, e você tem certeza que ele vai fazer. Aí meio segundo antes você começa a falar o “busca”.
Combinado?
Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui pra gente.
Até logo e bons treinos. 🙂
Ahhhh, showww de bola hein! É exatamente esse caminho que iríamos sugerir, a partir de agora só a alimentação dela (sem complementos) e em treino ou no pote.
Seguindo isso dificilmente você terá esse problema de novo, e é sempre importante ter um bom acompanhamento veterinário para garantir que não tenha nenhuma questão clínica envolvida.
Fechado?
Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui para a gente.
Até logo e bons treinos! =D
Olá, Leonardo, tudo certo?
Sim, é bem legal você construir cada treino/ brincadeira com eles separados e se usar esse momento para em paralelo treinar a independência de cada um deles, melhor ainda!
Vou deixar aqui também uma aula sobre esse treino e fique à vontade para compartilhar com a gente o progresso/dificuldades de vocês!
Show de bola que você já assistiu a nossa aula de redução de estresse em relação aos cães residentes.
Esses choros e latidos são bem comuns em filhotes, e precisamos construir essa independência, por isso foca em colocar em prática as seguintes aulas:
Fique à vontade para ir compartilhando aqui com a gente o progresso de vocês, vídeos dos treinos, as dificuldades, conquistas, assim conseguimos te ajudar de maneira ainda mais personalizada.
Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui pra gente!
Até logo e bons treinos. =D
Esta resposta foi modificada 6 meses, 3 semanas atrás por Equipe Tudo de Cão.
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Temos algumas sugestões de rotas para você seguir e construir um aprendizado sólido com seu cão. Vamos nessa?