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17 de outubro de 2022 às 18:19 em resposta a: Socialização sem cães-modelo – Com Marcelo Eckmann #27772LeonardoMestre
Oi Murilo!
Sem dúvida, para que o seu cão brinque com outro cão, é importantíssimo que você confie totalmente no outro cão. Caso contrário, a própria brincadeira, em si, não faz sentido algum.
Então, seguir utilizando as técnicas que o Marcelo passou são importantíssimas até encontrar um cão legal pra ele brincar. 🙂
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Bia, tudo bom?
Algumas possibilidades:
- Mudar a forma de apertar o clicker. Quando você aperta colocando todo o dedão dentro (se for o clicker caixinha), o som sai mais grave e mais baixo.
- Abafar o som do clicker utilizando uma massinha de modelar.
- Utilizar uma toalha pra abafar o som e utilizar nas costas.
Utilizando isso, basta clickar e oferecer comida algumas vezes.
Quando o cão criar essa associação (você vai perceber através da resposta que ele oferecerá ao escutar o som do clicker), você vai tirando essas estratégias até ficar com o som do clicker limpo.
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Fagner, tudo bom?
A aula que falamos só de caixa de transporte é a aula de como treinar a Caixa de Transporte. 🙂
Me conta melhor sua dúvida. O que você está buscando?
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Patrícia, tudo bom?
Infelizmente não há muito o que você possa fazer. O ideal seria que a tutora deles trabalhe isso. :/
LeonardoMestreOi Carol!
No primeiro vídeo, no momento que você inicia, se ele não mostra o interesse, interrompe o treino ali mesmo. Não fica insistindo para treinar não. Quando a gente faz isso, a gente acaba criando um histórico de que se ele não mostra interesse, você vai modificando os reforçadores. Ou seja, acaba reforçando o comportamento dele ficar parado e não ir ao treino.
Sobre a brincadeira de cabo de guerra, experimente fazer sem petiscos / petisqueira. Apenas com o cabo de guerra, como uma brincadeira mesmo. E torná-la mais dinâmica, correndo por um espaço maior. É importante que o cão corra e persiga o brinquedo antes de brincar.
No segundo ele já está bem mais empolgado! 🙂
Uma coisa que aumenta bastante a motivação é exatamente o perseguir, correr atrás e, “a lutinha” quando ele consegue pegar. Nessa lutinha, é legal que ele “ganhe” quando se empolga bastante e puxa com força. Nos 1:12 foi perfeito! 🙂
Outra coisa que pode te ajudar é primeiro retirar o brinquedo dele e depois começar de novo a perseguição, ao invés de começar a balançar o brinquedo quando ele já está com o brinquedo. Ou seja, divide a brincadeira entre:
- Início da perseguição (geralmente utilizo o OK para isso).
- Perseguição – ele realmente precisa se esforçar pra pegar.
- Luta – ele precisa puxar e se empenhar pra pegar o brinquedo.
- Comemoração – Quando ele pegar, faz bastante folia com ele e comemora junto com ele.
- Fim da brincadeira – Aqui você retira o brinquedo gentilmente e se prepara para uma nova repetição.
Quando você está treinando comportamentos com ele, a diferença é que antes do Início da perseguição, você vai pedir algo, ele vai responder e aí começa o início da perseguição.
No momento que você começou a pedir os comportamentos, ele respondeu MUITO bem. Aqui ficou claro que o petisco / petisqueira do outro vídeo estavam atrapalhando. A mudança entre brinquedo / petisco não é simples para a maior parte dos cães, tá?
Nesse momento que você está começando a utilizar o cabo de guerra como reforçador, evite exigir tantos comportamentos para o início da brincadeira. Eu colocaria apenas 1. Ou seja, “Senta” – Senta -> Cabo de guerra. Ao invés de pedir vários. Pedir vários pode fazer com que ele comece a oferecer um monte de coisa rápido para ganhar logo, ou diminuir a motivação.
E outra forma de diminuir a motivação é encurtando bastante as sessões. Aqui me parece que tivemos duas sessões no segundo vídeo, certo? Experimente pedir durante a sessão dois comportamentos apenas (pede um, ele responde, você brinca bastante comemora com ele, retira e depois pede o outro). E encerra a sessão com ele querendo mais.
Estão indo por um ótimo caminho!!! 🙂
30 de setembro de 2022 às 09:35 em resposta a: Treinos com a guia longa e habilidades com a guia #27678LeonardoMestreOi Carol!
A guia longa que normalmente utilizamos é uma que a Grisha Stewart, quando veio pro Brasil, trouxe.
Mas, acabamos vendendo todas. :/ Sobraram apenas as nossas.
Como nós sempre utilizamos ela, eu não saberia te indicar uma outra guia longa. :/
LeonardoMestreOi Maelly!
Gostei bastante da calma que o Andarilho está na rua!! 🙂
Uma opção para diminuir um pouco as distrações é você dar uma acelerada no passo e deixar um pouco mais “dinâmica” a sessão, inserindo algumas corridas, pedir outros comportamentos, …
Mas, o mais importante para o treino de reatividade é o estado de calma que ele se encontra. 🙂
Ótimos treinos!
LeonardoMestreMaravilha! Vocês estão indo muito bem! 🙂
LeonardoMestreOi Carol!
Vamos observar um pouco esses latidos. Se estão diminuindo, é um ótimo sinal. É comum o cão parear o barulho e depois visualmente. Quando você tira o visual, esse pareamento vai perdendo força. Vamos observar nos próximos dias, tá?
Em relação ao volume de treino, 40 min somando tudo não é muito, tá? Mas, digo pela variedade de treinos: bolinha, cabo de guerra, latidos na sacada, procedimentos veterinários, coleira, … rsrsrs No momento que a gente treina muita coisa ao mesmo tempo, é mais difícil de dar foco e evoluir naquilo que realmente queremos. Normalmente uma boa estratégia é focar em apenas alguns treinos para evoluí-los rapidamente, colocá-lo em fase de generalização e aí sim começar a treinar outro. E, em locais públicos, vai treinando aqueles que já estão em fase de generalização.
Quando acontece algum tipo de regressão, o ideal é voltar algumas etapas para trás, colocá-lo no mesmo nível que estava antes e aí sim seguir em frente.
Sobre o Vem, você já tentou treinar com Cabo de Guerra? A melhor maneira de aumentar a empolgação dele é através do aumento do reforçador. Ou seja, reforçar o comportamento com alguma coisa que ele goste MUITO e que o deixe excitado. Os brinquedos entram com um papel muito importante aqui. Se ele estiver curtindo bastante o cabo de guerra, aqui pode ser uma ótima utilização. 🙂 Outra possibilidade é aumentar o valor do petisco. Esse é um dos motivos de utilizarmos o Vem correndo também. Geralmente os cães gostam muito de correr conosco. 🙂
Sobre o treino de guia, pegar uma de 5m é uma ótima opção. 🙂 E, nesse treino, continue adotando os mesmos critérios: andar ao lado, reforçar os contatos visuais, …
Ótimos treinos! 🙂
LeonardoMestreBoaaa!
Sobre o comentário 1, basicamente é para você fazer bastante o treino de vínculo na rua.
Ele está andando no vínculo com você? Vai reforçando bastante (com alta taxa de reforço) e, quando ele ir para a sua frente, por exemplo, você se afasta para a direção contrária (sem dar a possibilidade de ele continuar indo para a frente), sem puxar a guia, e espera ele iniciar novamente o treino de vínculo.
Chegou em você de novo? Reforça e continua o treino de vínculo.
Ficou mais claro agora?
LeonardoMestreShowwww, Yago!
Vai nos dando um feedback por aqui. =DAté mais e bons treinos.
LeonardoMestreOi Aditi!
Sobre a Lhasa nunca ter sido adestrada, isso não é um problema. Olha só que ótima oportunidade para começar a treinar ela hehehe.Vou deixar aqui duas aulas legais para você conseguir melhorar esse problema da posse e da “impaciência” da Lhasa com o Border.
Como introduzir um filhote em casa e reduzir o estresse dos cães residentes – por Marcelo Eckmann
Até mais e bons treinos.
LeonardoMestreOi Ingrid!
Sobre não engordar, isso é relativo. Alguns cães, principalmente mais jovens, podem não engordar com tanta facilidade como outros cães, assim como funciona também com nós. Algumas pessoas, por mais que comam, tem dificuldade de engordar e não necessariamente tem algo clínico.
Acho válido investigar sempre que tiver alguma dúvida, que já é o que você está fazendo.
Suspeitou de algo? Investigue e, se achar, trate.Sobre o treino, continue deixando elas separadas, vá juntando gradualmente com supervisão e generalize isso, assim como colocamos na aula. Vai dar certo!
LeonardoMestrePessoal, o YouTube está com problemas. Nós vamos tocar a aula assim mesmo e disponibilizamos logo depois, tá?
LeonardoMestreOi Carina!! Tudo bom?
Vou fazer minhas observações de cada vídeo, tá?
- vínculo e vem_24/09/22_quadra –
- Gostei muito de como ela focou do meio pra frente. Tenta buscar esse objetivo nos próximos treinos, tá?
- Por segurança, evita a guia atravessar atrás de você. Tenta mantê-la sempre na sua frente (a guia). Se acontecer algum episódio de reatividade e ela correr pra direção errada, pode acabar te machucando.
- Tenta também manter a guia sem arrastar no chão (eu sei que é super difícil por conta do tamanho dela, mas tenta ir controlando o tamanho da guia pra isso).
- Gostei bastante da sua atitude no momento que ela viu as pessoas. Simplesmente se afastou e manteve o vínculo. Ela respondeu MUITO bem!
- vínculo junto_26/09/22_hall do prédio
- Excelente!!
- Mesmo ela não estando 100% focada no início, você conduziu muito bem. Isso facilitou muito o foco dela depois.
- Sugestão: Começa a manter a comida na petisqueira, ao invés de deixá-la na mão. Nos momentos que você vai reforçar o comportamento, marca verbalmente (como você está fazendo), leva a mão na petisqueira, pega e entrega, ficando sem nada na mão novamente. Isso vai ajudar a que ela não responda só quando você está com petisco na mão, tá?
- vínculo + liberação + vem_27/09/22_hall do prédio
- Alternar entre momentos de treino e momentos de exploração é ótimo. O único ponto que eu ajudaria é marcando exatamente o momento dela fazer isso. Ou seja, começaria treinando, depois daria um comando como “Vai passear”. Deixa ela explorar um pouquinho e depois volta pro treino. Eu não deixaria ela tomar essa decisão, tá?
Incrível a evolução de vocês! Parabéns!!
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