Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
18 de outubro de 2023 às 20:07 em resposta a: Como ensinar o seu cão a passear sem puxar a guia #283347LeonardoMestre
Suellen, te respondemos no tira-dúvidas de hoje, tá?
Segue o link:
12 de julho de 2023 às 21:09 em resposta a: Dog Zen – Tenha um cão com um super autocontrole #194880LeonardoMestreOi Ana Paula!! tudo bom?
Maravilha! A ideia é essa mesma. É que o cão “desencane” da outra mão. Isso mostra que ela entendeu que aquele petisco não está disponível. 🙂
LeonardoMestreOi Maelly! Tudo bom?
Assisti ao Reels e gostei bastante. Ela tem razão quando coloca que, dependendo do passeio, pode gerar um nível considerado de estresse ao cão.
Uma maneira que eu gosto muito de trabalhar, principalmente quando temos cães que são facilmente estimulados, é aumentando a intensidade e diminuindo o tempo.
Na live de ontem eu mostrei um vídeo de uma atividade com a Thela. Geralmente leva cerca de 5 a 10 min para fazer e ela fica bastante cansada fisicamente e relaxa bastante. Quando eu falo em aumento da intensidade, é semelhante ao HIIT que os humanos fazem, tá?
Vou colocar aqui o link do vídeo no momento exato, tá?
É claro que essa atividade precisa ser conciliada com outras atividades como exploração, interação com pessoas, cães, … Assim como o HIIT é “pesado” para os humanos, também é para os cães, tá?
Outras atividades que podem ajudar bastante é treinar algo que traga relaxamento após o passeio. Como por exemplo, massagem, dessensibilização corporal, chair stay, …
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Paola! Tudo bom?
É só publicar no seu YouTube ou Instagram e colar o link aqui pra gente.
Você começou os treinos do Programa Resolva Reatividade?
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Amanda! Tudo bom?
Como foi de viagem? Deu tudo certo?
LeonardoMestreOi Maykon!
O ideal é separar os momentos. Durante o passeio é importante que ela explore os ambientes, interaja com pessoas e cães. Mas, de forma controlada e quando você acredita que seja o momento adequado.
A maneira que eu faço isso é a seguinte:
- Eu crio alguns locais de exploração (um gramado, uma árvore, um poste, …).
- Até chegar lá, foco total. Andando na zona de recompensa, treinando.
- Ao chegar lá, eu peço para sentar e aí libero para explorar.
- Ela explora até ficar “satisfeita”, e a parte daí, foco total novamente.
Em relação à interação com cães:
- Na rua, o comportamento padrão é: cães = contato visual.
- Ainda na rua, se eu identificar que o cão é beem tranquilo, vai agregar na socialização e o meu cão está calmo, eu libero para interagir (depois de pedir o senta) desde que ele esteja calmo e tranquilo. Se não estiver, eu sigo direto treinando meu contato visual.
- Em locais mais adequados (parques, parcão, locais que eu possa soltar com segurança), eu libero para brincar e interagir com os outros cães fazendo o treino de vínculo. Ou seja, pode brincar e interagir, mas eu me afasto e assim que ela chegar, eu reforço bastante. Com isso ela acaba aprendendo a interagir com outros cães sem tanta intensidade e sem me perder de vista.
- Cães de portão, NUNCA permito a interação.
Em relação à interação com pessoas:
- Se a pessoa estiver tranquila e mostrar que quer interação, interage depois de um senta, desde que esteja calma e tranquila.
- Se a pessoa estiver “eufórica”, eu puxo conversa com a pessoa, fazendo contato visual com ela. Desse jeito normalmente a pessoa tira o foco do cão e interage de forma mais calma.
- Se a pessoa mostrar que não tem interesse, contato visual e seguimos.
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Maykon! Para o Programa Resolva Reatividade, o foco é o treino de reatividade. O que isso quer dizer?
Normalmente, com um cão adulto, eu busco deixar um comportamento MUITO bom antes de passar para outros. Mas, nesse caso, mais importante do que ela responder MUITO bem aos comandos, é o estado emocional que ela fica. Ou seja, relaxada, curtindo o treino.
Isso é importante porque é através disso que a gente vai associar os novos ambientes com coisas boas.
Então, respondendo objetivamente, não precisa estar REDONDO antes de evoluir os treinos. Basta que ela esteja realmente focada em você. Desse jeito, você pode evoluir para outros ambientes mais difíceis.
Um abraço,
LeoLeonardoMestreMaykon, ela fica tranquila quando fica sozinha nesse local?
Abraço!
LeonardoMestreOi Maykon! Tudo bom?
No final do ano tiramos uns dias de férias por aqui e estamos voltando com a comunidade agora. Perdoe-me a demora na resposta.
Agora, estamos respondendo 3x por semana, tá? Vai mandando os seus vídeos que vamos acompanhando.
Sobre o vídeo, gostei muito da forma que você está se comunicando com a Safira. Ela está super motivada e a comunicação está bem clara.
Parabéns!!
Um abraço,
LeoLeonardoMestreShow de bola, Murilo! Vocês estão se desenvolvendo super super bem! Parabéns.
LeonardoMestreOi Nathalia! Tudo bom?
Vou sugerir 3 aulas legais pra você:
- Socialização entre cães e gatos – parte 1.
- Socialização entre cães e gatos – parte 2.
- Chair Stay.
Assiste a essas aulas e depois posta aqui as suas dúvidas, tá bom?
Um abraço,
Leo20 de dezembro de 2022 às 18:38 em resposta a: Como ensinar o seu cão a passear sem puxar a guia #37209LeonardoMestreOi Maykon, tudo bom?
No Programa Resolva Reatividade treinamos bastante isso e avaliamos vários vídeos dos nossos alunos. Lá dá pra ter uma ótima noção da evolução.
Minha sugestão é:
- Treinar esse comportamento em casa (ótimo que já está bom!!).
- Treinar em um local muito tranquilo, sem distrações. Nesse passo do treino, é importante que você não saia “pra passear”. Isso vai aumentar a quantidade de estímulos que você vai inserindo. Eu gosto muito de fazer isso na frente da minha casa (moro em condomínio). E, enquanto ele não estiver andando redondinho aqui na frente, eu não avanço.
- Depois, faz em outros dois ou três ambientes bem calmos e tranquilos.
- Após isso, vai aumentando gradualmente o nível de dificuldade.
É importante treinar, em paralelo, o Dog Zen, tá bom?
O ponto central é: avance para ambientes mais difíceis apenas quando ela estiver respondendo no novo ambiente da mesma maneira que ela responde em casa.
Deu pra entender?
Um abraço,
LeoLeonardoMestreOi Ulisses! Tudo bom?
Minha sugestão é aplicar exatamente o que passamos nessa série de aulas!! 🙂
Fazer protocolos de socialização vai ajudá-la a chegar de forma bem mais tranquila nos outros cães e, principalmente, se comunicar melhor com os cães antes de interagir.
Um abraço e ótimos treinos! 🙂
LeonardoMestreOi Priscila!! Que ótima notícia!! Ficamos muito felizes que a viagem tenha sido bem tranquila. 🙂
LeonardoMestreOi Priscila! Tudo bom?
A melhor maneira de adaptar a um novo ambiente é, sem dúvidas, fazer o mesmo procedimento que você fez antes. Mas, entendo que não é possível por falta da casinha.
Nesse caso, eu:
- removeria o tapete da sala para evitar o erro.
- algumas vezes por dia (momentos que você sabe que ele está apertado), levaria ele no banheirinho e ficaria lá com ele por alguns minutinhos até ele fazer. E aí sim ter a oportunidade de reforçar esse comportamento.
- se não for possível (por rotina), fazer o que propus acima, eu retiraria o tapete da sala e colocaria tapete higiênico no lugar, espalhando em todos os locais que ele já fez errado.
Fazendo isso, você garante que ele vai acertar todas as vezes e você terá a oportunidade de reforçar esse comportamento. 🙂
Um abraço,
Leo -
AutorPosts