Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
19 de fevereiro de 2025 às 16:27 em resposta a: Análise vídeos treino independência/ansiedade de separação #324026
Alice Portela
ParticipanteAh! E aproveitando que vai ser respondido no dia 27, tenho uma outra dúvida:
O Leonardo já havia respondido em outra tira dúvidas que os gatilhos (porta, trocar de roupa) não iam mais ser gatilhos porque o cachorro tá sendo exposto a eles em outro contexto.
E é isso que tá acontecendo mesmo, em certa medida. Antes dos treinos várias coisas que eu fazia ele logo latia, ficava desesperado e tals, isso não acontece mais.
Mas tem um gatilho que tem 2 significados, trocar de roupa é 1) eu sair de casa e ele ficar; 2) eu sair de casa COM eleE é com isso minha dúvida: ao trocar de roupa (ele no local de treino e eu em outro cômodo) ele começa a ficar agitado, provavelmente porque tá associando que eu&ele vamos sair. Eu simplesmente ignoro isso e sigo normalmente ou eu trabalho especialmente essa questão de trocar de roupa?
18 de fevereiro de 2025 às 18:50 em resposta a: Análise vídeos treino independência/ansiedade de separação #324025Alice Portela
ParticipanteA urgência é só com esse treino de independência mesmo! Pode só me dar norte pra saber se tô no caminho certo e responder mais detalhadamente no ao vivo. Minha hipótese com essa reação dele é a seguinte: tá dentro do aceitável, ele tá demonstrando incômodo/frustração mas tá conseguindo se recuperar rapidamente e não tá evoluindo nos sinais de ansiedade de separação. Então dá para eu continuar os exercícios mesmo ele com essa reação, que inclusive não é em 100% das vezes.
O da caixa de transporte pode deixar para responder no tira dúvidas, não tem urgência como o de independência.13 de fevereiro de 2025 às 19:59 em resposta a: Análise vídeos treino independência/ansiedade de separação #324011Alice Portela
ParticipanteOlá, seguimos nos treinos de independência aqui e já evoluimos bastante. Inseri agora no treino sair da sala pela porta da frente, que dá para a área externa da casa. Tô tirando dúvida aqui porque ele geralmente tem latido assim que eu abro a porta, esteja ele comendo alguma coisa ou não (tô treinando na maior parte do tempo sem comida). Aí queria saber se mesmo ele fazendo isso o treino tá sendo eficaz ou se tá demais pra ele. Ele também late quando tô fora do cômodo em diferentes momentos, o latido dele de “que chato aqui, me leva” mas logo sossega. No caso da porta pra área externa é instantâneo, mesmo eu passando pouquíssimo tempo fora como no vídeo. No vídeo ele late depois que eu volto e saio da sala de novo mas aí é parte da reatividade dele a barulhos na frente da casa, não são por causa de mim. Vídeo dele latindo: https://youtu.be/5oR-IVbRous?si=R7Vxeak8D6XWA4rm
-
Esta resposta foi modificada 1 mês, 2 semanas atrás por
Alice Portela.
Alice Portela
ParticipanteOlá! Sigo treinando caixa de transporte e finalmente estou conseguindo evoluir! Já chegamos no ponto em que ele entra com as duas patas, com confiança, e vai até o final da caixa com as duas patas dentro. Ele permanece na posição se eu continuar recompensando mas não tô conseguindo fazer ele entrar com as 4 patas. Já aconteceu de eu tentar fazer ele entrar completamente e ele entrou mas logo bateu um desespero e ele saiu, da 1º vez ele até saiu pulando pela parte de trás da caixa. Agora eu tô treinando com a mão a uns 10-15cm do lado de fora mas ele continua alcançando se esticando. Como eu tô fazendo para tentar evoluir o comportamento agora: aumento sessão por sessão a distância da minha mão, clico para recompensar quando ele estica o pescoço para fora da caixa; Quando a distância força ele a colocar as 4 patas ele fica receoso, olha pra mim, sai da caixa e fica com medo de entrar nela logo depois disso. O problema é que já fazem 3 dias e mais de 100 repetições dele com as duas patas na caixa, só evoluindo essa distância do pescoço dele para fora. Em mais ou menos 7 dias ele foi de ter muito medo, nem encostar na caixa para entrar com as duas patas com confiança. Como faço para evoluir o comportamento? Qual próximo degrau crio na escadinha para ele continuar nessa evolução rápida e positiva? Treino caixa entrando com as duas patas e se esticando https://youtu.be/cukxI0h6pT8?si=Fy4sn_qzF2PyZelm
-
Esta resposta foi modificada 1 mês, 2 semanas atrás por
Alice Portela.
Alice Portela
ParticipanteMaaaaravilha, super entendido! Vou colocar em prática!!! Agora vai :)))
Alice Portela
ParticipanteBoa noite! Tirei a parte de cima da casinha, aumentei o valor do reforçador mas ele nem colocou a pata na casinha kkkkkkk (como eu havia imaginado)
Amanhã vou pegar a caixa de transporte que já comprei e espero que ele queira entrar na metade dela mas acho difícil.
No aguardo de outra estratégia kkkkk
Gravei ele não entrando na casinha: https://youtu.be/KxPJFQ7RTL4?si=eOKfjNDABMXXTGU1
Alice Portela
ParticipanteEntendi tudo sim, obrigada pelo retorno!
A casinha que eu tô treinando é de madeira mas é desmontável sim, vou tirar o teto dela e tentar fazer assim. Também vou comprar uma caixa de transporte para que ele possa andar no carro com ela, o assoalho do meu carro é pequeno e ele é grandinho, por mais que ele se acostume acho que não seria muito confortável.
Alice Portela
ParticipanteObrigada pelo retorno. Algumas dúvidas: como assim fazer ele entrar só na “primeira metade”? Seria colocar algo dentro da casinha pra fazer um fundo falso? Diminuindo a profundidade da casinha? No momento, depois de mais de 20 sessões de comer na entrada da casinha (a profundidade máxima sendo a que ele alcança só esticando o pescoço) ele ainda não coloca nenhuma pata na casinha, se eu jogo mais pro fundo ele tenta se esticar ao máximo para chegar no petisco. Se ele não consegue chegar se esticando ele simplesmente desiste, ele nem ensaia colocar a pata kkkkkk a casinha tá bem estável sim, eu tomei esse cuidado. O que seria aumentar o valor do reforçador? Dar mais petisco? Não teríamos problema com o manejo alimentar não, ele come certinho e tá no peso ideal, quase magro demais. Eu assisti a aula de como treinar para andar no carro sim, a dificuldade é fazer ele ir para o assoalho mesmo, ele sobe no banco mas não desce para o assoalho, mesmo induzindo. E eu posso gravar as duas situações sim se mesmo com mais esses detalhes você quiser ver! Aguardo o retorno.
-
Esta resposta foi modificada 4 meses, 3 semanas atrás por
Alice Portela. Razão: Bug do site ao retorno
Alice Portela
ParticipanteAdorei a aula! Mas como faz para o cachorro perder o medo e começar a entrar na caixa/casinha? O cachorro aqui é bem desconfiado/medroso e mesmo com o petisco bem no começo da casinha ele já fica todo esticado, reticente com a casinha.
Ele nunca foi forçado por mim a entrar em nenhum espaço mas há um ano foi internado e forçado a ficar na baia. Apesar disso, ele espontaneamente se enfia embaixo da cama diariamente e lá é tão pequeno que ele precisa entrar deitado, se arrastando no chão.
Será que a casinha é muito grande e intimida ele? Comprei um tamanho que ele consegue ficar em pé dentro, penso em comprar uma caixa de transporte menor, confortável para ele mas não sobrando espaço.
Também estou tendo dificuldades em conseguir fazer ele ir para o assoalho do carro para treiná-lo a andar de carro lá.
28 de outubro de 2024 às 20:27 em resposta a: Por que o treinamento não se baseia na repetição? – Por Leonardo Ogata #323387Alice Portela
Participante<p style=”text-align: justify;”>Por aqui o doguinho já está com o comportamento tão sólido que me alertou que eu estava fazendo errado. Sempre faço o autorama antes de jogar a bolinha pra ele mas faz duas semanas que não faço isso e inverti a ordem das pernas, ofereci a perna direita ao invés da esquerda para ele atravessar. Resultado: ele atravessava e saía correndo para pegar a bola sem passar pela outra, tentei 3 vezes fazer ele passar pelas duas pernas começando pela direita antes de perceber que quem tava errando era eu kkkkkk fica aí a lição para confiar no seu treino e no seu cachorro!</p>
Alice Portela
ParticipanteSocorro! Preciso de alguns direcionamentos no treino de ansiedade de separação. Já comecei a parei o treino duas vezes, uma por erro meu e outra vez por problemas de saúde do cachorro.
Já coloquei várias dúvidas aqui no portal que foram sanadas mas agora a minha principal dúvida é: treinar o contracondicionamento com recompensa (brinquedo com comida) é sempre melhor que treinar por habituação? No caso eu entendo que treinar por habituação eu seguiria os mesmos gatilhos na mesma lenta progressão.
Pergunto isso porque mesmo depois de vários ajustes no treino (onde eu estava errando) o meu cachorro continua sem se engajar plenamente no brinquedo mesmo com a versão mais leve do gatilho “mais simples”. Atualmente o 1º passo é dobrar uma pilha de roupa, sem tirar elas do armário (o barulho da gaveta é outro gatilho). O exercício tem no máximo 3 minutos de duração e mesmo tentando treinar no lugar que ele está mais habituado a comer recheáveis (sala) ele continua parando de comer e vindo até a mim (estamos em uma distância de menos de 1 metro).
Talvez a solução seja fazer o treino ainda mais curto? Com 30 segundos/1 minuto e tentar aumentar a duração conforme repito os exercícios todos os dias?
Penso que treinar por habituação seria mais eficaz por causa do comportamento dele em relação a outra coisa. Algumas vezes já tentamos dar remédio para ele de forma “mascarada” em comidas (não as que são usadas no treino) e ao invés de ele comer e não ligar para o remédio, passou a recusar a tal comida mesmo sem o remédio. Enquanto eu entendo que esse é um risco óbvio desse tipo de abordagem, a gente tá de fato tentando enganar ele, sinto que é esse mesmo “mindset” que ele tem treinando a ansiedade de separação com comida. Ao invés de ele relevar o pequeno incômodo que sente, ele passa a “negar” a comida durante o treino. Afirmo que é um pequeno incômodo porque ele não demonstra os sinais mais pesados de ansiedade durante essa primeira etapa do treino, apesar de parar de comer.
Então SOCORRO!!! Estou seguindo de forma radical o ensinamento de “não deixar o erro acontecer” há meses mas mesmo assim não conseguimos avançar nos treinos.-
Esta resposta foi modificada 8 meses atrás por
Equipe Tudo de Cão.
Alice Portela
ParticipanteOlá, muito obrigada pelas orientações, segui o indicado e quebrei ainda mais o critério e ajustei outra coisa que tava fazendo errado.
Agora o treino tá seguindo como planejado, tudo certo, mas começou a acontecer uma outra coisa: em alguns dias, quando ele percebe que eu tô trocando a roupa (tirando a roupa de sair e colocando a roupa de casa) ele para de comer o que tá no brinquedo e ou vem até a mim e fica me olhando ou simplesmente abandona o brinquedo e vai para outro cômodo. Ele não demonstra desconforto ao fazer isso, é como se ele tivesse antecipando que eu vou tirar o brinquedo dele (porque o treino acaba quando eu tiro a roupa de sair, coloco a roupa de casa e aí vou até a ele tirar o brinquedo dele).
Ele demonstra estar bem confortável nessa etapa que estamos do treino, inclusive ele próprio escolhe se afastar de mim com o brinquedo durante o treino, me tirando parcialmente do campo de visão dele e ficando 100% entretido, sem ficar checando o que eu tô fazendo. Os treinos duram, no máximo, 5 minutos. Há 10 dias comecei a gravar os treinos e isso de ele abandonar o brinquedo quando eu troco a roupa aconteceu 5 vezes. As 5 vezes que isso aconteceu não foram seguidas, as vezes ele abandona dois dias seguidos, passa 3 sem abandonar e assim por diante. Se vocês quiserem ver os vídeos para isso ficar mais claro eu posso colocá-los no Youtube.
Preciso saber se isso é um erro ou o que é, tô tomando todo o cuidado para progredir lentamente, só quando ele estiver demonstrando total conforto na etapa atual e isso de abandonar o brinquedo está me deixando confusa.
Alice Portela
ParticipanteComecei a fazer os treinos e gostaria de saber se o que tá acontecendo é considerado um erro. Eu dou um brinquedo de rechear pra ele congelado (que ele já tá acostumado a comer e ama) e aí começo a me vestir e colocar o calçado que é o que eu considerei como 1º passo. Enquanto eu tô me vestindo ele permanece comendo o brinquedo na maior parte do tempo mas as vezes para de comer e vem até a mim arfando, tipo conferindo o que eu tô fazendo. Enquanto eu me visto não saio do campo de visão dele e mesmo assim ele vem até a mim e depois volta para o brinquedo. Isso é considerado um erro?
Outra coisa: é ruim eu usar sempre o mesmo brinquedo para o treino e não usar ele para outros momentos?
18 de janeiro de 2024 às 16:55 em resposta a: Como Ensinar seu Cão a ir para Caminha quando o Interfone Toca – Por Suélen Faria #322147Alice Portela
ParticipanteO Marcelo respondeu a um comentário do Murilo Lopes (sobre usar esse treino para barulho de buzina de moto) dizendo que ia responder ele no “tira dúvidas de amanhã” no caso o Marcelo comentou isso em julho do ano passado.
18 de janeiro de 2024 às 13:26 em resposta a: Como Ensinar seu Cão a ir para Caminha quando o Interfone Toca – Por Suélen Faria #322143Alice Portela
ParticipanteOi Marcelo, não consegui encontrar esse tira dúvidas, você tem como colocar o link aqui pra mim?
-
Esta resposta foi modificada 1 mês, 2 semanas atrás por
-
AutorPosts